sexta-feira, 22 de novembro de 2013

A Adolescência de Jesus


                                             fonte: Google imagens
     
introdução

Neste tema em apreço vamos falar sobre Jesus Cristo, como um adolescente. Essa fase da vida de Jesus apenas é apresentada pelo o evangelista Lucas no segundo capítulo de seu livro. Ainda, será falado que o adolescente cristão deve se identificar no crescimento de Jesus Cristo e seguir seu exemplo.

"E, tendo ele já doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume do dia da festa. E, regressando eles, terminados aqueles dias, ficou o menino Jesus em Jerusalém, e não o soube José, nem sua mãe. Pensando, porém, eles que viria de companhia pelo caminho, andaram caminho de um dia, e procuravam-no entre os parentes e conhecidos;  E, como o não encontrassem, voltaram a Jerusalém em busca dele. E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os. E todos os que o ouviam admiravam a sua inteligência e respostas. E quando o viram, maravilharam-se, e disse-lhe sua mãe: Filho, por que fizeste assim para conosco? Eis que teu pai e eu ansiosos te procurávamos. E ele lhes disse: Por que é que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai? E eles não compreenderam as palavras que lhes dizia. E desceu com eles, e foi para Nazaré, e era-lhes sujeito. E sua mãe guardava no seu coração todas estas coisas. E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens" (lucas 2.42-52).

 Aqui no texto de Lucas percebe-se que Jesus cresceu, em estatura, em sabedoria e em Graça diante de Deus e diante dos homens. Jesus não se rebelou e nem se afastou, mas na sua adolescência se desenvolveu com obediência a Deus servindo aos homens. 


1. A ADOLESCÊNCIA DE JESUS
No segundo capítulo do Evangelho de Lucas, nós temos o único relato Bíblico sobre a adolescência do Senhor Jesus. Ele como um adolescente ia crescendo em sabedoria (mentalmente), estatura (fisicamente) e graça diante de Deus (espiritualmente) e dos homens (socialmente) (Lucas 2.52). Jesus cresceu sem pular etapas, mas também sem paralisações. Vamos conhecer cada parte desse crescimento de Jesus e como o adolescente cristão se enquadra.

1.1. Jesus crescia em sabedoria 
A sabedoria de Jesus era no conhecimento da Palavra de Deus. Os doutores se admiraram de suas respostas e perguntas, enquanto no templo estava assentado no meio deles. A sabedoria de Jesus vinha do alto. Então, você adolescente deve ter sabedoria de Deus nas suas escolhas, nas decisões da vida, seguindo sempre a orientação da palavra do Senhor (Salmos 119.9). O que a Bíblia ensina é a forma correta e prática do adolescente cristão viver (2 Timóteo 3.15-17).       

1.2. Jesus crescia em estatura
Jesus cresceu fisicamente, passou pela fase da adolescência. De menino se tornou homem. O adolescente cristão precisa crescer no físico com santidade saudável. Fomos escolhidos para sermos santos, pois somos templo do Espírito Santo (1 Coríntios 6.12-20). Assim, deve ter uma vida de separação total das coisas do mundo e viver completamente dedicado ao Senhor (1 Tessalonicenses 4.3-7).

1.3. Jesus crescia em graça diante de Deus
Jesus crescia no espiritual. Ele cresceu na leitura da Palavra de Deus. Cresceu na comunhão com o Pai e cresceu também na obediência ao Pai. Então, o seu crescimento espiritual adolescente é feito através do relacionamento com Deus dia a dia. Conheça o Senhor e desfrute da sua intimidade (Colossenses 1.10). Portanto, ame e obedeça ao Senhor acima de todas as coisas (Mateus 22.37-38). 

1.4. Jesus crescia em graça diante dos homens
Jesus tinha um crescimento na vida social. Ele se relacionava com qualquer pessoa, sem discriminação. Ele se deu muito bem com os mais velhos, os anciãos (Lucas 2.46-47). O relacionamento do filho de Deus deve ser santo, justo, bondoso e verdadeiro (Romanos 15.14; Efésios 4.15; 1 Pedro 1.15-16).


2. JESUS OBEDECIA A SEUS PAIS
Na sua adolescência se desenvolveu obedecendo aos Pais. Ele honrou seus pais terrenos. A obediência aos pais faz parte de uma conduta de vida agradável ao Senhor e é uma ordem de Deus (Efésios 6.1). O princípio da obediência é fundamental para que você tenha vitória em todas as áreas da sua vida.   

2.1. Fomos criados para obedecer
O ato de obediência é ser o que Deus criou para ser, e fomos criados para obedecer aos mandamentos do Senhor, e se não agimos assim somos prejudicados (Eclesiastes 12.13).


3. JESUS ERA ENVOLVIDO NAS COISAS DE DEUS
Vemos no Evangelho de Lucas o envolvimento que Jesus tinha com as coisas de Deus. A cada ano Jesus, com 12 anos de idade, viajavam com seus pais a Jerusalém para as festividades da páscoa.
Também era dedicado na leitura das Escrituras, pois os mestres se surpreenderam com o conhecimento que ele tinha das Escrituras (Lucas 2.46-47). E gostava de estar no templo, pois depois de três dias, seus pais o encontrou no templo sentado no meio dos doutores, então Jesus disse por que me procuras não sabes que estava na casa do meu pai (Lucas 2.48-49). Realmente Jesus quando adolescente era dedicado na leitura das Escrituras, nas orações, nas festividades, etc.
Vale a pena adolescente cristão ter uma dedicação completa na leitura diária da palavra de Deus, na oração, nos cultos e evangelismo. Os talentos que você recebeu devem ser multiplicados na obra de Deus.


4. Jesus não foi influenciado pelo grupo
Os grupos exercem uma forte influência na vida da pessoa. A Bíblia fala que podemos ser influenciados negativamente pelas as más companhias (1 Coríntios 15.33). Mas Jesus com 12 anos, já definiu sua identidade. Sabia que era Filho do Deus Altíssimo e tinha uma missão a cumprir. Ele já tinha estabeleceu sua vocação, sua razão de existir, que era fazer a vontade do Pai. Jesus não foi influenciado pelo meio em que estava, mas marcou a história do mundo de sua época com seu estilo de vida.  
Sua conduta adolescente é orientada pelos os princípios bíblicos. Viva como verdadeiro cristão e não acompanhe a determinados grupos que contrariam os valores cristãos (1 João 2.16). O que Deus tem para você é maior do que as coisas passageiras deste mundo.


5. JESUS UM EXEMPLO A SER IMITADO
Jesus nos dá o exemplo com a sua vida pessoal sendo santo, puro, obediente a Deus, obediente aos pais (Lucas 2.51; João 5.19) e zeloso com as coisas de Deus (João 2.17). Jesus fez todas as coisas como homem, desenvolveu a sua vida e ministério como homem. Disse que é possível fazermos o que Ele fez e causarmos um impacto no mundo com o nosso estilo de vida.  Portanto, devemos aprender com Jesus. Ele é nosso grande exemplo. Então, sua vida adolescente deve ser dirigida por Jesus Cristo (Colossenses 2.6-7). 


CONCLUSÃO

Jesus deve ser o padrão, o modelo para cada adolescente. Imite a Jesus, queira ser como Jesus. siga os caminhos que Jesus deixou para você seguir. Para isso, mantenha uma perfeita comunhão diária com Ele. Vale a pena ser como Jesus foi quando adolescente. Pense nisso.
Como filho de Deus precisamos depender do Senhor. E crescer nas áreas físicas, mental, social e espiritual. Mas devemos viver nesse mundo sem participar dos pecados do nosso tempo. Faça isso e você será grandemente abençoado. 


FONTE:

ALMEIDA, João Ferreira. Bíblia de Estudo Pentecostal (Antigo e Novo Testamentos) – Revista e Corrigida –Edição de 1995. CPAD, Rio de janeiro.
Estou feliz com sua visita. Adolescência. Disponível em: <http://adolescentes-cristaos.blogspot.com.br/>. Acesso em: 12 Nov 2013.
FILHO, Wanderley Rangel. Adolescentes Espirituais. Disponível em: <http://www.pavi.psc.br/recursos/estudos-e-mensagens/58-adolescentes-espirituais.html>. Acesso em: 12 Nov 2013.

















3 comentários: